segunda-feira, 4 de maio de 2009

O acontecimento e o fantasma


A pauta atual do NEBEN está focada nos estudos em torno do fantasma e do acontecimento, a artir de textos de Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Michel Foucault e JEan-Luc Nancy.

Lemos em Foucault no texto Theatrum Philosophicum:

"Emissões que vêem da profundidade dos corpos e se elevam como farrapos de bruma.Fantasmas do interior, rapidamente reabsorvidos em uma outra profundidade pelo olfato, pela boca, pelo apetite; pel[iculas absolutamente tênues que se destacam da superfície dos objetos e vem impor, ao fundo de nossos olhos, cores e contornos...fantasmas do medo e do desejo"

Entre o estatuto da imagem que prioriza o original e desqualifica a cópia, o fantasma vaga em uma dimensão impalpável, ronda a espécie, faz esta brilhar diante dos olhos dos homens. Gera um acontecimento que faz mover o sujeito em direção da imagem, do objeto desejável. A peso do acontecimento na aparição do espectro, da mercadoria ou do horror cria uma força de elasticidade que faz com que a superfície do real se extenda e ramifique. "os fantasmas prolongam os organismos no imaginário, eles topologizam a materialidade do corpo." diz Foucault. A topografia moderna é desenhada em um mapa de saturação destas imagens tornando-se assim um mapa de um território espetacular.

ps. A foto é de
Andre Kertesz, Distortion #88, 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário